Planilha Gratuita

Planilha de orçamento familiar

Saiba como controlar os gastos de sua família

Planilha de orçamento familiar: saiba como controlar os gastos de sua família

Não é raro vermos no noticiário que grande parte da população brasileira está endividada. Também não é difícil imaginar que isso acontece, principalmente, por problemas no orçamento familiar da maioria dos lares. Por isso, a planilha de planejamento de orçamento familiar feita pela Suno Research pode ajudar no melhor controle de custos de famílias brasileiras.

Dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostram que mais de 60 milhões de brasileiros terminaram 2018 endividados.  Levantamento também do SPC e da CNDL aponta que na transição de janeiro para fevereiro do mesmo ano, o percentual de brasileiros que pouparam diminuiu de 18% para 16%.

Isso se deve em grande parte a ausência de planejamento orçamentário feito no início do ano ou de cada mês, já que sem metas para poupar e sem noção do destino do dinheiro, as despesas podem sair do controle. Com o objetivo de mitigar esse problema, existem planilhas de orçamento familiar, nas quais são estabelecidas metas para o ano a fim de impor um limite para as despesas.

A planilha de orçamento familiar da Suno Research é dividida em quatro grupos: Receita, Despesa, Investimentos e Resultado.

  • Na parte da Receita é feita uma projeção de quanto dinheiro irá receber ao longo do ano de diferentes fontes, desde aluguéis até salário.
  • A parte da Despesa é dividida em Fixa, a qual compreende despesas que são regulares, necessárias e variam pouco; e em Variável, que são gastos de menos regularidade, e podem ser controlados com mais facilidade.
  • O Resultado vem no final fazendo o cálculo da diferença entre Receita e Despesa que mostra se sobrou dinheiro, e se sim, o quanto sobrou, que poderá ser investido.
  • Outras planilhas de orçamento familiar normalmente ignoram a parte de Investimentos. Na Suno, achamos que essa é uma área fundamental para o sucesso financeiro de qualquer pessoa ou família. Por isso, adicionamos campos para ajudar no objetivo de poupar e de escolher os melhores investimentos, que possam trazer rendimento para o dinheiro alocado. Ela é preenchida com metas de investimento e de de ganhos, mesmo que muitas vezes seja difícil de prever.

 A planilha é toda feita de modo a deixar a usabilidade dela fluida e clara. A lógica é que, no início do ano, ele deve preencher os campos destinados às metas de cada item, e que devido as fórmulas em linhas ou colunas seguintes, os cálculos necessários são feitos automaticamente. Dentro destes cálculos, indicadores de desempenho também são usados com frequência para facilitar a análise, como por exemplo a porcentagem de meta atingida. Ao longo do ano, o usuário deve alimentar os campos referentes ao que foi gasto, chamados de valor realizado, para que a comparação e o acompanhamento sejam efetivos.

Além da tabela, o usuário pode ter a visualização de suas metas, gastos e receitas ao longo do ano melhor ilustrada pelo uso de gráficos como o de pizza ou o de colunas.

Para baixar a Planilha de Orçamento Familiar da Suno Research, é só clicar no botão abaixo e começar desde já a ter uma vida financeira mais estável e tranquila.