Planilha Gratuita

Planilha de Controle de Gastos

Faça Seu Controle Financeiro da Melhor Forma

Planilha de gastos: faça seu controle financeiro da melhor forma

A maior parte da população brasileira costuma sofrer com o aperto financeiro e com as contas para pagar no final do mês, em grande parte devido a não possuírem um controle de suas finanças. Por isso, uma planilha de gastos, que sirva para o controle financeiro de quem a utiliza, é essencial.

Isso porque quando não há um controle periódico, fica difícil ter uma noção clara para onde está sendo direcionado os seus recursos e de onde eles se originam. É aí que entra a ideia de utilizar uma planilha de controle financeiro.

Já no começo no ano de 2019, segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apenas 9% dos brasileiros dizem conseguir pagar as despesas sazonais do começo do ano. Por outro lado, cresceu de 21% para 31% o percentual de pessoas que juntaram dinheiro ao longo do ano para pagar essas contas. Para que um indivíduo esteja dentro dos 9%, e ainda possua dinheiro sobrando para investir todo mês, é muito importante que ele tenha uma planilha de controle de gastos de forma a facilitar o registro, a visualização e a comparação dos dados financeiros. Mas o que é uma planilha de gastos mensais e como funciona?

É uma planilha que geralmente é feita usando o programa Excel, no qual é possível criar tabelas e gráficos que irão registrar e ilustrar a dinâmica financeira pessoal. A planilha de controle de gastos da Suno Research é dividida em três partes:

  • Receita: é todo o dinheiro recebido pela pessoa, o qual pode ter diferentes origens, desde o salário até ganhos de investimentos.
  • Despesa: são todos os destinos de gastos retirados da receita, desde alimentação até acessórios. Esta parte é dividida em duas subpartes:
    • Fixa – Despesas que são necessárias, acontecem regularmente e não há uma grande amplitude de variação de valor.
    • Variável – Despesas que acontecem com menos regularidade que a fixa, os valores oscilam mais e que podem sofrer uma ação de controle de gastos em cima mais efetiva.
  • Resultado: é onde é feito o cálculo de Receita menos Despesas para saber se sobrou dinheiro, e se sim, quanto dinheiro sobrou, o qual poderá ser direcionado para investimentos.
  • Investimentos (Extra): é a parte de investimentos que mostra como o capital está sendo alocado, se houve perdas e também se houve ganhos, os quais são entram como receita.

A planilha é construída para facilitar o controle do usuário. Este preenche periodicamente os campos adequados da tabela e devido as fórmulas contidas em linhas ou colunas seguintes, os cálculos são feitos automaticamente. Há ainda alguns indicadores de desempenho que ajudam a mostrar através de porcentagem a importância de certa despesa ou receita, como por exemplo a porcentagem de uma despesa em relação a receita total recebida. Além da tabela, o uso de gráficos mostra-se importante para uma visualização e comparação mais ilustrativa entre meses ou categorias.

Para muitos, o controle financeiro se mostra cansativo pois requer disciplina e organização, mas nota-se que o esforço é recompensado com dinheiro sobrando no final do mês e rendendo em bons investimentos. Visto isso, a Suno preparou essa planilha de gastos para que o seu controle financeiro seja facilitado.

Para baixar a Planilha de Controle de Gastos da Suno Research, é só clicar no botão abaixo e começar desde já a ter uma vida financeira mais tranquila!